Qual é a melhor música?

Qual o melhor cantor?

Qual o melhor single do momento?

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Blaze Bayley traz turnê de novo disco ao Brasil

O britânico Blaze Bayley foi cantor do Iron Maiden entre 1994 e 1999

O cantor inglês Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden, ressurge de tempos obscuros para liderar sua banda homônima em um novo álbum, Promise and Terror, cuja turnê visitará a América Latina, incluindo seis datas no Brasil em abril.

Segundo Blaze, o disco oscila entre a esperança de uma vida melhor e o medo de deixar para trás tudo o que é conhecido. Ele falou sobre isso e outros temas em entrevista por telefone à Agência EFE.

- Trata-se da promessa de um futuro que você deseja, que sente que te completaria como pessoa, e do terror de abandonar toda certeza construída em sua vida.

Blaze considera que seu novo álbum é dividido em duas partes.

- A primeira é mais positiva e inspiradora, enquanto a segunda é composta por quatro canções unidas que contam uma obscura viagem emocional.

Uma atmosfera depressiva caracteriza esse quarteto de composições, que relatam o doloroso caminho de Blaze após a morte de sua mulher em 2008 por causa de uma fulminante doença.

- Começa com tristeza, depressão e fantasias de suicídio, mas, no final, embora não haja futuro ou esperança, há um caminho para sobreviver.

Em qualquer caso, o ex-vocalista do Iron Maiden (que ele integrou entre 1994 e 1999) não se considera único nem acha que seus sentimentos sejam tão especiais.

- Só tentei ser o mais honesto possível e espero que os fãs entendam assim quando escutarem o disco.

Em Promise and Terror, o cantor destaca músicas como 1633, que fala do físico e astrônomo italiano Galileu Galilei.

- Não há muita gente que conheça a Blaze Bayley Band, mas eu acho que tenho razão e que o resto está equivocado; é o que ocorreu com Galileu, já que ele estava certo e os demais, não.

Em um trabalho repleto de homenagens, God of Speed é dedicada ao neozelandês Burt Munro (1899-1978), que aos 68 anos estabeleceu o recorde de velocidade, ainda vigente, para motos de menos de mil cilindradas.

- Todos diziam que Munro era velho demais, que estava louco, mas acreditava em si mesmo e tornou possível o impossível.

God of Speed também é uma lembrança ao pai do cantor, falecido em 2009.

- Ele nunca aceitou que as pessoas lhe dissessem o que podia fazer, e essa atitude também aparece na música.

Após oito anos se apresentando como Blaze, o cantor mudou o nome de sua banda para Blaze Bayley Band em 2007.

- Foi uma decisão tomada de comum acordo com os integrantes da banda e deu certo, porque não tinha tanto público em meus shows desde que estava no Iron Maiden.

Embora tenha deixado o lendário grupo britânico de forma polêmica, Bayley demonstra felicidade ao lembrar de seus dias na banda de heavy metal mais importante do mundo, segundo ele.

- Foi algo fantástico, aprendi muito com caras como Steve Harris e Dave Murray. Me deram a confiança necessária para fazer o que faço agora.

Por outro lado, surgiram nos últimos meses rumores que apontavam para um possível interesse do Aerosmith em incorporar Blaze Bayley nos vocais, substituindo Steven Tyler. Ao comentar o assunto, Blaze prefere fugir das especulações.

- Agora, só penso em viajar com o novo disco, mas, quando a turnê acabar, poderia estudar a possibilidade de fazer algo junto com eles.

Em uma agenda que passa por destinos pouco tradicionais para artistas estrangeiros que visitam o Brasil, Blaze toca em Manaus no dia 3 de abril. No dia 4, faz show em Rio Branco. Depois, no dia 8, é a vez de São Paulo.

Após uma parada para dois shows no Chile e um no Peru, Blaze volta ao Brasil e se apresenta em Recife no dia 16 de abril. No dia seguinte, Palmas recebe o cantor. Aracaju, no dia 18, é a última parada da parte brasileira da turnê de Promise and Terror.

Nenhum comentário: